A CAMPANHA EM 2017

A abertura oficial da campanha “Setembro Amarelo”, dedicada à conscientização pela prevenção ao suicídio, ocorreu nesta segunda-feira (10) em Boa Vista. O evento aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual, com a participação de diversas instituições que apoiam o movimento. A Prefeitura de Boa Vista é uma delas, através da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário adjunto, Cassio Gomes, participou do encontro e destacou a importância do tema. “A saúde possui um papel fundamental e durante todo esse mês estaremos intensificando e estimulando a conscientização do tema em todas as nossas unidades de saúde da rede”.

A prefeitura vai promover diversas atividades nas unidades básicas de saúde e em escolas, com temas diversificados, abordando a prevenção ao suicídio. Para iniciar as atividades no município, a UBS do bairro Silvio Leite promoveu uma ação de sensibilização voltada para os usuários da unidade. Após a apresentação de vídeo, a enfermeira Envilhanrai Lemos esclareceu algumas dúvidas das pessoas.

A dona de casa, Maria da Conceição Barroso,64, participou da programação e sobre a necessidade de não enfrentar problema sozinho. “Sabemos que é muito importante procurar ajuda profissional e também as pessoas precisam ter fé e buscar apoio dos familiares. Isso é muito importante”.

No dia 12, pela manhã, os alunos da escola municipal Centenário recebem as equipes de saúde do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), que abordarão o tema afetividade.

Programação

Nos dias 12 e 13, os alunos da escola municipal Francisco de Sousa Briglia recebem as equipes pela manhã. A programação se estende durante todo o mês de setembro, tanto nas unidades básicas de saúde como nas escolas.

E nos dias 18 e 21 deste mês, os profissionais de saúde da unidade vão à escola municipal Amazonas, onde vão abordar com os alunos e a comunidade escolar a respeito do bullying.

Confira a programação completa do Setembro Amarelo:

UBSDATA – HORÁRIOAÇÃOPÚBLICO-ALVO
Caps II – NASF – A ação vai acontecer na escola municipal Centenário12.09 – ManhãPalestra AfetividadeAlunos
Caps II – NASF – A ação vai acontecer na escola municipal Francisco de Sousa Bríglia12 e 13.09 – ManhãPalestra sobre inteligência emocional e bullying Alunos do ensino fundamental e EJA  
Caps II – NASF – A ação vai acontecer na escola municipal Ana Nascimento Queiroz14.09 – ManhãOficina das emoçõesAlunos
Liberdade17.09 -ManhãPalestra Prevenção ao SuicídioPúblico em geral
Caps II – NASF – A ação vai acontecer no auditório da PMBV17,20 e 21.09 – TardePalestra Suicídio – Rede de suporte de atendimentoServidores SMSA, SMEC e SEMGES
  Silvio Leite – Ação serána  Escola Municipal Amazonas   18.09 – Manhã e Tarde Palestra sobre o Bullying e automotivação com o tema: “A alegria evita mil males e prolonga a vida, diga não ao Bullying”. Será transmitido também vídeoeducativo sobre a temática.   Crianças de 06 a 12 anos.  
Caps II – NASF – A ação vai acontecer na escola municipal Maria Francisca da Silva Lemos18 e 19.09 – ManhãPalestra sobre inteligência emocional e bullyingAlunos ensino fundamental
Caps II – NASF – A ação vai acontecer na escola municipal Martinha Thury Vieira19.09 – ManhãOficina das emoçõesAlunos
Caps II – NASF – A ação vai acontecer no auditório da PMBV24.09 – TardePalestra: Agressividade, a utilização de armasServidores do SMTRAN
Liberdade26.09 – ManhãPalestra Prevenção ao SuicídioPúblico em geral
Caps II – NASF – A ação vai acontecer escola municipal Rujane Severiano26.09 – ManhãOficina das emoçõesAlunos
Liberdade27.09 – ManhãPalestra sobre autoestima e ansiedadePúblico em geral